terça-feira, julho 21, 2009

SOB OUTRA PERSPECTIVA



Proust disse: "A verdadeira origem da descoberta consiste não em procurar novas paisagens, mas em ter novos olhos".

Essa frase que reli recentemente teve um efeito mais impactante do que em outras vezes. Acho, inclusive, que foi porque hoje cedo estava tomando meu costumeiro café da manhã sentada no sofá (totalmente inadequado.. eu sei!), liguei a TV e pus no canal 14 (Rede Brasil), onde estava passando o antigo seriado "Perdidos no Espaço". E.. ainda em preto e branco (risos).

Eu era alucinadamente fã desse seriado, quando era criança. Tanto que conheço praticamente toda a temporada.

Bem... o que a frase de Proust tem a ver com isso? bem, o fato é que agora, na maturidade, assistir não me impressiona mais como antes. Hoje descobri que tenho "novos olhos" e o que antes era incrível para mim, hoje parece tão primitivamente tecnológico e.. risível.

Claro, ainda continuo fã do seriado, mas de outra forma, ou melhor, vejo sob outra perspectiva.

Isso porque o seriado que tanto me fez feliz naquela época.. ainda é o mesmo. Mas a Sonia que o assistiu inúmeras vezes, cresceu e amadureceu.

Naquela época eu via magia, fantasia... na ingenuidade e pureza de uma criança.
Agora, eu nao sou mais ingênua e pura como uma criança deve ser. Mas sou madura o suficiente para entender que tudo na vida tem seu tempo... e é imprescindível e saudável que compreendamos que as coisas estão onde estão e são como são.. apenas a nossa forma de enxergá-las é que modifica.

Refletir sobre essa frase de Marcel Proust é fundamental para entendermos e aceitarmos a dinâmica da Vida e pensarmos em ser felizes...
sempre...
em qualquer época de nossa existência.

((•)) Ouça este post

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails