(Artigo de Içami Tiba)
A grande maioria (80% a 98%) das pessoas de todas as sociedades em todo o planeta é heterossexual. Entre uma pessoa exclusivamente heterossexual e outra exclusivamente homossexual há o bissexual em diversas graduações nas suas composições. Existe uma graduação partindo de um extremo (hetero ou homossexual) para o outro, numa relação direta entre a diminuição de um e o aumento do outro.
Durante muito tempo o mundo esteve dividido em atividades masculinas e femininas, com fundamentos na biologia básica. Entretanto, excluindo maternidade, parto e amamentação - que são trabalhos exclusivamente femininos, a maioria das atividades podem ser desempenhadas tanto por homens quanto por mulheres. Sem entrar no confronto do melhor ou do maior, é importante que as diferenças de gênero sejam complementares e enriquecedoras ao ser humano.
Os hormônios masculinos e femininos podem contribuir com estas características, mas o fator cultural tem maior força. Como todos os outros, o preconceito homofóbico é cultural, pois não se nasce com ele. Não se escolhe ser homossexual, nem heterossexual.
Uma criança faz o que tem vontade, brinca com o que lhe agrada e com o que lhe faz sentir prazer. É o padrão cultural do seu entorno que qualifica se suas ações são masculinas ou femininas. O mundo foi dominado por muito tempo pelos masculinos, que acreditavam no machismo (crença de que homens são superiores às mulheres e aos diferentes). Estes preconceitos foram assimilados por seus filhos, que os praticaram com seus circundantes.
As mulheres são diferentes e complementares, mas não inferiores aos homens. Os machos sempre combateram o diferente, principalmente o homossexual. Até hoje, no Brasil, a cada dois dias um homossexual é assassinado por intolerância. Tais crimes são cometidos geralmente por machos homofóbicos. Seus filhos vão ser intolerantes com os colegas diferentes, que nem precisam ser homossexuais, por meio de bulliyng, ironias, rejeições, segregações, agressões etc. Basta que tenha modos, gosto, cor, religião, altura ou tipo corporal diferente para serem alvos de preconceitos.
O preconceito homofóbico piora com a puberdade, quando os rapazes têm "mais testosterona que cérebro". A atração física independe do racional e da educação, como são os gostos por salgados e doces. Não é necessário que se ame os homossexuais, mas como também não é preciso odiá-los. Como seres humanos, os homossexuais têm tantos direitos quanto os heterossexuais.
É com o surgimento dos hormônios sexuais que as pessoas podem ter egossintonia ou egodistonia sexual. A maioria dos seres humanos são egossintônicos sexuais, isto é, tem órgãos sexuais definidamente masculinos ou femininos e sentem atração sexual pelo sexo complementar. Os egodistônicos apresentam incompatibilidade entre a constituição física e o sentimento de atração. Na grande maioria dos homossexuais, tanto masculinos quanto femininos, é na puberdade que esta egodistonia fica bem mais evidente e muito sofrida.
Faz parte da puberdade e da adolescência uma insegurança não só quanto ao desempenho sexual, mas também quanto à sua identidade sexual. Muitos púberes masculinos tomam atitudes machistas para sua própria autoafirmação. Uma destas atitudes é atacarem os diferentes e homossexuais. É como se pensassem: "Se eu ataco homossexuais é porque sou heterossexual". O grande engano é que não é preciso atacar nem os diferentes nem os homossexuais para ser heterossexual.
Muitos destes egodistônicos lutam contra o que sentem, justificando-se pelo corpo que têm. Esconder, omitir, rezar, negar e outras tantas ações não o impedem de continuar sentindo. É como se eles estivessem na contramão da cultura vigente. Alguns se forçam e são forçados a mostrarem-se heterossexuais.
Cabe a todos nós, professores, pais, educadores e cidadãos em geral preparar pessoas mais saudáveis, livres de preconceitos, não importa quais sejam.
Içami Tiba é psiquiatra e educador. Escreveu "Família de Alta Performance", "Quem Ama, Educa!" e mais 25 livros.
Site: www.tiba.com.br
prosas, poemas, contos e pensamentos
SEGUIDORES
MÚSICA PARA ALMA
JOGUE E RELAXE
SONIA SAMBRA
![Minha foto](http://3.bp.blogspot.com/_s4xl3UlTfJU/TJJKN92HkEI/AAAAAAAAAaA/ksoVtL9rZqQ/S220-s80/sonia+rosto+zenith+2009.jpg)
- Sonia Sambra
- São Paulo, Brazil
- Uma mulher flertando com sua maturidade. Descortinando anseios e receios. Escrevendo com a alma o que o coração deseja. Seja Benvindo!
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh5SO-BLZqUrcd3e-W9wwoSrpoC2vBL0s-uHLr2djj3ngS0wJIKEVJIKGGI4RGbhJj0AXENdRe8kqsv8S7NHomdWeN8SdXd4kIncYgxTaiNuV073OPeaB9PRmKbZ5pTIx4zozl5CxEZpHs/s183/jesus_e_madalena.jpg)
CONFIE
Exatamente quando devem acontecer!
Momentos felizes, agradeça a Deus.
Momentos difíceis, busque a Deus.
Momentos silenciosos, fale com Deus.
Momentos dolorosos, confie em Deus.
Cada momento, esteja com Deus.
ARQUIVO DO BLOG
- novembro 2010 (1)
- outubro 2010 (4)
- setembro 2010 (6)
- agosto 2010 (2)
- julho 2010 (6)
- junho 2010 (10)
- maio 2010 (4)
- abril 2010 (9)
- março 2010 (11)
- fevereiro 2010 (1)
- janeiro 2010 (5)
- dezembro 2009 (24)
- novembro 2009 (10)
- outubro 2009 (9)
- setembro 2009 (10)
- agosto 2009 (13)
- julho 2009 (9)
LEIA TAMBÉM
- além e aquém
- almas itinerantes
- augusto dos anjos
- beijo de morte
- beijo flores
- blog de Disco Dance
- chico xavier
- Deus
- dia das mães
- Entre Nós
- entrelinhas
- Esperança
- Falando de Amor
- feliz natal
- Fernando Pessoa
- hoje não
- Içami Tiba
- instituto andré luiz
- jesus
- jorge luis borges
- lembranças
- letras catárticas
- leve-me
- lição da flroesta
- Mário Quintana
- meias conversas
- musicar
- músicas clássicas
- natal
- o canto da lenha
- oba..uma loba
- pensamento fugiente
- perdão
- poema de un recuerdo
- ressurgimento
- retalhos
- santo sepulcro
- saudade
- segredos de alcova
- sem estima
- semblante de natal
- semeando amor
- smile
- só rir
- três crivos
- tudo ou nada
- UM GRÃO
- Valsa no mar
- vazio
- video clip
- vídeos
- viver melhor
- vozes
LIVRO DE VISITAS
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgZDzrcqZqKU3sjPl7HDD2AcUdV8byr7MsvOVkjdCtigZZTkBMUpHqF_N3mWcr8lKXHAphL9JwxiXqHDOf6EudhyphenhyphenvYQg_jQjX9ssSSdThJDnjTcXD1aYUCUug32rHJt0L4nUZb0Zti_V5U/s205/selo2.gif)
Adote um Gatinho
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiTX-42yxCWYV_B6ZMa5rsyc5l2B68ylkLB_OEkZjQDGBT7ccrQfAW8UygO1Ga2p545GEcM3tbUDaxAPSxI67l7JGOItAfVWSNB-gOXtmxmm3QCPjeB2U5V0pmu6V5243v83PSbLZt4dSc/s183/GetAttachment.jpg)
seja um dono responsável
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhoLIimaxZGGR50SeHkTGfnnmLeZcTBZ8NjcaWZhGI7crPmCR3HqutTmxnQg1VJAZd4AzuX068waSJwQ6eDxTKRArkIqMQt0pcqtihfF1snuGsYsNdiVzqQqmlgoeD354ae14esflImMi0/s183/n120104538024869_8702.jpg)
Pedofilia - Não cale! Denuncie!
CLIMATEMPO
BLOGS RECOMENDADOS
DIREITOS AUTORAIS
Sua reprodução, parcial ou total, é proibida sem a autorização do autor.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.
LICENÇA
SINO DOS VENTOS
Marcadores: Içami Tiba, preconceito homossexual
terça-feira, 15 de setembro de 2009
Programa da rádio CBN fala sobre A Volta.
O programa Revista Eletrônica da rádio CBN, produzido e apresentado por Sandra Bittencourt, fez uma avaliação dessa incrível história de reencarnação de James Huston Jr. No seu programa a jornalista falou com entusiasmo sobre a obra:
“Trata-se de uma história surpreendente, praticamente o relato mais documentado de um caso de reencarnação já observado no ocidente.”
“O que torna A Volta muito interessante, bem longe de seu teor literário, é podermos acompanhar as várias etapas da pesquisa desses dedicados pais e claro a comprovação dos fatos.”
Ela também destaca um dos trechos mais marcantes do livro.
“Mas o melhor de toda história na verdade, é quando o pai Bruce, já aceitando o fato, abraça o pequeno James e lhe diz que se sente muito orgulhoso por tê-lo como filho. E ouvi em resposta: é por isso que escolhi você, eu sabia que você seria um ótimo pai.”
Conclui a jornalista.
Mais informações:
http://livroavolta.blogspot.com/2009/09/programa-da-radio-cbn-fala-sobre-volta.html
Marcadores: reencarnação
Bons momentos de um tempo de felicidade, ternura e encantamento
não são esquecidos e nem levados pelo vento.
Estão presentes... vivos...
às vezes, adormecidos no turbilhão do cotidiano;
e basta um cheiro, um lugar, uma música, um toque
e o pensamento se volta,
procura na memória a lembrança guardada de algo que se fôra.
São os retalhos de nossa história.
por Sonia Menezes
Publicado no Recanto das Letras em 03/11/2008
Código do texto: T1263907
Marcadores: retalhos
Recebi este bonito selo da Maria José do blog Arca do Autoconhecimento -http://arcadoconhecimento.blogspot.com/ - e as regras são:
A - Exibir a imagem e publicar as regras.
B - Postar o link de quem te indicou.
C - Visitar e comentar no blog da Maria José
D - Indicar 10 blogs e avisá-los.
E - Responder se usa produtos Natura e os preferidos. Resposta: Sim. Maquiagem,, cremes de um modo geral, shampoo e Condicionador e linha Chronos.
Os blogs indicados são:
1. Jeanne do blog CRESCER DÁ TRABALHO
2. Pedro do blog DJPLUS MIX EXPERIENCE
3. Wagner do blog MAR
4. Saulo do blog MEU MUNDO QUADRADO
5. Claudinha do blog BECO DOS FELINOS
6. Instituto André Luiz do blog ALVORADA ESPIRITUAL
7. Todos participantes do blog PARTIDA E CHEGADA
8. White Angel do blog WHITE ANGEL
9. Rosana, Giliane, Ana Maria e Vinícius do blog CONTEMPORARTES
10.Laurence e cia do blog TUDO GATO
Marcadores: preconceito aqui não
Gente amiga!
Parece até início de discurso político, mas "felizmente" nao é (rsrs).
Até porque, nem de política gosto de falar, haja vista tanta falcatrua escancarada e anunciada pela mídia nos dias de hoje e, porque não dizer, desde... sempre!
Quero apresentar a vocês que curtiram ou que ainda curtem como eu a "Era Disco Dance - Anos 70,80 e 90", o blog do meu amigo Pedro L Saraiva, o DJ PLUS:
http://djplusmixexperience.blogspot.com/
Excelente opção para relembrar músicas que marcaram a geração dos anos 80.
Clique abaixo para você ouvir o player:
Marcadores: blog de Disco Dance, DJPLUS
Assim, explica-nos Fernando Pessoa:
"Deus costuma usar a solidão
Para nos ensinar sobre a convivência.
Às vezes, usa a raiva para que possamos
Compreender o infinito valor da paz.
Outras vezes usa o tédio, quando quer
nos mostrar a importância da aventura e do abandono.
Deus costuma usar o silêncio para nos ensinar
sobre a responsabilidade do que dizemos.
Às vezes usa o cansaço, para que possamos
Compreender o valor do despertar.
Outras vezes usa a doença, quando quer
Nos mostrar a importância da saúde.
Deus costuma usar o fogo,
para nos ensinar a andar sobre a água.
Às vezes, usa a terra, para que possamos
Compreender o valor do ar.
Outras vezes usa a morte, quando quer
Nos mostrar a importância da vida."
Fernando Pessoa
http://www.pensador.info/p/sentir_raiva_e_vingar-se_das_falhas/3/
Marcadores: Fernando Pessoa
Às vezes, quando sinto o espírito atormentado por certas melancolias do passado, gosto de refugiar o pensamento no conforto do silêncio.
Não aquele silêncio imposto pela sensação de solidão e abandono.
Mas refiro-me ao silêncio buscado, aquele que alimenta sua alma e acalma seu corpo.
Esse silêncio, para mim, pode estar:
* na comtemplação de uma noite de lua cheia;
* no tic tac do meu cuco;
* no ronronar gostoso da minha gata linda e companheirinha de todas as horas;
* no passarinho que vem à minha janela brindar-me com seu canto;
* na voz das crianças brincando no playground;
* no cheiro da chuva que se aproxima;
* naquela flor em broto que teimou em germinar, mesmo com falta de água e trato;
* no som calmo de um solo de piano;
* nas letras daquele livro desejado;
Enfim... o silêncio muitas vezes faz-se necessário para ouvirmos o chamado da nossa alma para as coisas simples e importantes de nossa vida.
Marcadores: o silêncio que cura
Faça um tour virtual pela Igreja do Santo Sepulcro em Jerusalém. Clique no link abaixo:
http://www.360tr.com/kudus/kiyamet_eng/index.html
Marcadores: santo sepulcro